Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Code Lab

Ensaios, Desenvolvimento e Design Web com uso exclusivo do sistema Linux e as ferramentas nele disponíveis para diversas tarefas.

Code Lab

Ensaios, Desenvolvimento e Design Web com uso exclusivo do sistema Linux e as ferramentas nele disponíveis para diversas tarefas.

Alternativa ao Microsoft Office

terraterra, 16.05.10

Existem várias alternativas e actualmente estão aparecendo opções com enfoque em computação na nuvem como sendo o Google Docs. Mas quando queremos instalar um pacote de escritório no nosso computador e queremos uma opção livre e com qualidade o OpenOffice.org é uma alternativa de peso que permite realizar todas as tarefas de escritório normalmente executadas em MSO e não tem problemas de compatibilidade com o Office. É um software de código aberto desde o ano 2000 e existem versões para Linux, Microsoft Windows e MacOs. O pacote usa o formato ODF (Open Document Format). O OpenOffice.org é o pacote de escritório default nas distros Linux, mas um utilizador do Windows pode baixar e instalar a versão para o seu SO e experimentar as suas potencialidades.

Entendo que para uma pessoa habituada ao Microsoft Office, logo à partida se sentirá um pouco perdida na nova interface, seja porque a interface gráfica é diferente ou então por causa da dificuldade inicial em encontrar as ferramentas as quais está habituada nos lugares onde normalmente os encontra no Office ou então porque alguns nomes são diferentes. Mas após algum tempo de uso notará que afinal pode-se mesmo fazer tudo o que de essencial a gente faz com o Microsoft Office. A suite do OpenOffice.org é constituída por: Processador de Texto, Folha de Cálculo, Base de Dados, Apresentação e Desenho. Vale a pena experimentar!

 


Processador de Texto OpenOffice.org