Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Code Lab

Ensaios, Desenvolvimento e Design Web com uso exclusivo do sistema Linux e as ferramentas nele disponíveis para diversas tarefas.

Code Lab

Ensaios, Desenvolvimento e Design Web com uso exclusivo do sistema Linux e as ferramentas nele disponíveis para diversas tarefas.

Preparando-se para a instalação do Ubuntu - Parte V

terraterra, 10.12.09

Particionando

Logo após darmos o boot pelo CD do Gparted vai-nos aparecer uma tela mais ou menos assim:

Aquí vamos seleccionar Gparted Live (Default settings)


De seguida vamos ter a seguinte tela:

Aquí seleccionamos “Don't touch keymap”


A seguir vamos seleccinar o idioma

 

 

Na linha em amarelo onde diz Which language do you prefer (temos uma opção que vai de 01 a 34) vamos escolher no nosso caso o 22 que é o Português. Para isso teclamos 22 e de seguida damos ENTER.

 

 

A tela seguinte vai nos perguntar: Which mode do you prefer?

Aqui temos as opções (0), (1) e (2). Vamos escolher a opção (0) que é: Continue to start X to use Gparted automatically.

 

 

Teclamos 0 e damos ENTER.

 

 

OK! Agora o Gparted vai fazer uma leitura análise do nosso disco-duro e vai-nos apresentar uma tela mais ou menos assim:

 

 

O valor indicado em GiB no /dev/hda vai depender do tamanho em GiB do disco que temos. A figura acima serve só para exemplificar, mas pode variar de caso a caso. Em todo caso vamos considerar que aí onde temos Partition: /dev/hda1; File System: ntfs; Mount Point: /media/hda1; Label: Windows; Size: 24.41 GiB; Used: 21.66 GiB e Unused: 2.75 GiB temos outros valores que seriam o seguinte:

Partition: /dev/hda1; File System: ntfs; Mount Point: /media/hda1; Label: Windows; Size: 160 GiB; Used: 32 GiB e Unused: 128 GiB.


Agora vamos seleccionar o /dev/hda1:

 

 

De seguida clicamos em Resize/Move:

 

 

 


 

 

Agora vai-nos aparecer uma caixa de diálogo onde vamos ter que indicar o valor do redimensionamento:

 

 

Aquí vamos entrar o valor em MB em conformidade com o nosso esquema de partição.

1 GB= 1024 MB, mas vamos colocar aí no “New Size (MiB)” um valor de 50000 MB.


 

 

Os valores que vamos ter serão aproximadamente estes:

Free Space Preceding (MiB): 0

New Size (MiB): 50000

Free Space Following (MiB): 110000


Clicamos em Resize/Move e de seguida vai-nos apresentar o novo esquema da partição do disco-duro (mas ainda o particionamento não foi aplicado) logo de seguida clicamos em Apply e então vão-se efectivar as alterações e agora ficaremos com duas partições sendo uma ntfs com aproximadamente 50000 MB (aquela com o Windows) e uma outra não alocada com aproximadamente 110000 MB.


Bem, agora seleccionamos a partição de 110000 MB e repetimos o processo descrito atrás mas desta vez lá onde diz “New Size (MiB)” vamos por o valor de 60000 MB (esta virá a ser a nossa partição FAT 32). Seguimos de novo os passos indicados atrás.


Agora já ficamos com duas partições não alocadas. Vamos na partição criada, a nossa partição de 60000 MB selecciona-mo-la clicando com o botão direito do rato e de seguida no menu de atalho seleccionamos Formatar para> fat 32. Clicamos em Apply e pronto! Esta nossa primeira fase de particionamento já está.


Agora temos três partições: Uma ntfs com o Windows, uma fat 32 que nos vai servir de storage e uma outra não alocada onde vamos instalar o nosso Linux.

 

 

Já podemos sair do Gparted.

Damos duplo clic no ícono vermelho (Exit) situado no canto superior esquerdo e na caixa que aparece seleccionamos Reboot.

Aparecerá então a seguinte mensagem: The system is going down for reboot NOW!

Please remove the disc, close the tray (if any) and press ENTER to continue:


Após esta mensagem, retire o CD, prima ENTER. O computador reiniciará e então poderemos entrar no Windows e ver que tudo continua normal. Isto tudo funcionou perfeitamente com o Windows XP. As pessoas que estejam usando o Windows Vista ou o Windows 7 poderão ter que inserir o CD de instalação da versão do Windows instalado e no menu inicial escolher “reparar o sistema”. Pronto após tudo isso poderemos finalmente instalar o nosso Linux.

 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.