Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Onda Linux

Guardarei aqui as minhas experiências em Linux (coisas que funcionaram) como forma de ter um local aonde recorrer sempre que for necessário pois as vezes a memória nos atraiçoa. Aqui também serão divulgadas algumas notícias do mundo da Informática

Onda Linux

Guardarei aqui as minhas experiências em Linux (coisas que funcionaram) como forma de ter um local aonde recorrer sempre que for necessário pois as vezes a memória nos atraiçoa. Aqui também serão divulgadas algumas notícias do mundo da Informática

Preparar-se para a instalação do Ubuntu – Parte III

terraterra, 19.11.09

A desfragmentação do disco duro


A desfragmentação do disco duro é uma etapa muito importante para o que pretendemos levar a cabo. A desfragmentação deve incluso fazer parte da manutenção periódica do disco duro no Windows pois o Windows usa como sistema de arquivos o NTFS e o FAT e esses sistemas são muitos propensos a fragmentação.


Muitos talvez não saibam o que significa isso de desfragmentar o disco duro pois entendo que nem toda a gente vasculha o seu computador tentando entender o funcionamento do mesmo e as ferramentas que tem a sua disposição. Entendendo o funcionamento da nossa máquina e as ferramentas do sistema podemos poupar a ida aos técnicos. Muitas vezes nos dirigimos aos técnicos por problemas bem simples que poderiam ser contornados se fossemos um pouquinho mais curiosos com o nosso sistema. Pouparíamos tempo e dinheiro pois muitos profissionais nos massacram quando lhes solicitamos uma intervenção no nosso PC.


Cada vez que guardamos no nosso computador um documento, uma música, um vídeo ou qualquer outro ficheiro o que estamos fazendo é guardando esses ficheiros no disco duro do nosso computador. Mas as vezes os ficheiros não ficam armazenados no disco duro de uma forma contínua ( a informação fica fragmentada, pois ao longo da utilização do disco nós gravamos e deletamos ficheiros) pelo que haverão espaços (fragmentos) não utilizados que implicarão na performance da leitura do disco duro no momento de procurar uma informação. Isto, a grosso modo falando é como uma casa desarrumada onde as coisas não estão nos devidos lugares e dificulta e atrasa na procura das coisas.


Então, a desfragmentação trata-se de arrumarmos os nossos ficheiros no disco duro, de forma que a cabeça leitora do disco não tenha que deslocar-se de um lado para o outro para ler um mesmo arquivo o que vai resultar no consumo de menos recursos para a realização de uma mesma tarefa.


Neste caso vamos desfragmentar o disco duro a fim de juntar todos os pedaços de informação que pertencem ao mesmo arquivo como sendo um vídeo ou música ou outro qualquer que possam estar dispersos pela superfície do disco e assim prevenir a possibilidade da perda de dados quando formos fazer o particionamento do nosso disco duro.


Como desfragmentar o disco duro


Muitos talvez ainda não a fizeram portanto aqui vai o caminho:


Iniciar> O meu computador> clique com o botão direito no disco Windows (C:) e no menu de atalho seleccione Propriedades> aparece uma nova janela e aí  seleccione a aba Ferramentas>Desfragmentar agora> Clique em analisar e então será efectuada a análise do disco e depois aparecerá uma janela informando se o disco precisa ou não de ser desfragmentado e caso a informação seja de que o disco precisa de ser desfragmentado então pressione o botão Desfragmentar.


Logo assim que terminar a desfragmentação então já poderemos iniciar o nosso particionamento.