Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Code Lab

Ensaios, Desenvolvimento e Design Web com uso exclusivo do sistema Linux e as ferramentas nele disponíveis para diversas tarefas.

Code Lab

Ensaios, Desenvolvimento e Design Web com uso exclusivo do sistema Linux e as ferramentas nele disponíveis para diversas tarefas.

Google inaugura loja digital de livros

terraterra, 06.12.10

 

Foi inaugurada hoje nos Estados Unidos a loja digital de livros da Google, loja essa há muito esperada, cuja demora deveu-se em parte às disputas legais no que tange aos direitos de autor.

A Goolge eBooks (nome da loja da Google) disponibiliza aos usuários cerca de 3 milhões de livros que poderão ser baixados em diversos tipos de aparelhos, sendo que essa possibilidade poderá levar a curto prazo ao domínio da Google nesse sector dominado até agora pela Amazon com o Kindle e pela loja iBookstore da Apple cujos suportes de leitura são aplicativos do iPhone e iPad. O futuro provável sucesso do Google eBooks poderá residir no facto do usuário não ficar amarrado a um aparelho em especial, o que condiciona imenso a liberdade e a mobilidade; ao facto da Google possuir devido ao seu motor de busca, de informações acerca das preferências dos seus utilizadores; por disponibilizar muitas obras grátis e pela possibilidade de ter à disposição do público uma grande variedade de títulos. Acho que isto poderá vir a representar uma revolução nesse sector que a nível de livros digitais poder-se-à comparar à democratização da literatura após o invento de Gutenberg no período da Renascença. Só falta a generalização de aparelhos com conexão à Internet para que o cenário se complete, mas a Google tem vindo a dar uma “ajudinha” nesse sentido contribuindo para o abaixamento dos preços dos Smartphones e Tablets ao ter lançado o Nexus One e o sistema Android, lançamento esse que deu um boost no sector de aparelhos portáteis inteligentes, e para breve o Chrome OS.