Guardarei aqui as minhas experiências em Linux (coisas que funcionaram) como forma de ter um local aonde recorrer sempre que for necessário pois as vezes a memória nos atraiçoa. Aqui também serão divulgadas algumas notícias do mundo da Informática
Domingo, 14 de Novembro de 2010
Me apaixonei por Fedora!

 

E tudo começou quando eu me apaixonei por Fedora! Tinha ouvido falar, tinha lido sobre ele (não se assuste!) mas quando entrei a fundo me apercebí do quão limitado era o sistema do qual eu vinha: o Windows. Instalei o full DVD do Fedrora 9 no meu computador e fiquei surpreso, maravilhado com a quantidade de aplicativos à nossa disposição logo à primeira: desde editores de texto, cálculo, apresentação, programa de manipulação/edição  de imagem, jogos, muitos acessórios, um bom navegador web (Mozilla Firefox), programas de reprodução  multimédia e de edição, o mais interessante ainda é que podemos escolher os programas que nos interessam no repositório do sistema (uma espécie de armazém de programas) e com dois clics o programa já está instalado e não temos que pagar nada (bem, caso quiser e poder, pode fazer um donativo ao projecto), tem muitos programas educativos que poderão ser escolhidos e instalados (tanto para engenharia como para estudantes de nível básico). e isto sem deixar de mencionar a grande comunidade disposta a ajudar os recém chegados ao mundo Gnu/Linux.

Fedora 14 (Laughlin)

Fedora 14, codinome “Laughlin” (homenagem ao físico Robert B. Lauhglin) está entre nós desde o dia 02 de Novembro. Após 12 dias de uso desta nova versão posso dizer que estou gostando do seu desempenho!
A cada seis meses sai uma nova versão do Fedora e a cada versão é atribuído um codinome. O Fedora é considerado uma das distribuições Linux mais populares sendo ultrapassado em popularidade sómente pelo Ubuntu segundo a DistroWatch.
Estava fazendo a contagem regressiva, e às 14:00 desse dia, como havia sido anunciado foi liberado para download. Baixei e instalei o Fedora nesse mesmo dia (coisas de entusiasta de tecnologias). Esta versão traz melhorias na gestão de softwares e suporte a hardware. Segundo os desenvolvedores, os trabalhos nesta versão estiveram centrados principalmente na resolução de bugs e aumento da estabilidade. Uma das novidades em destaque é o libjpeg-turbo, que permite o aumento de rapidez no carregamento de imagens em formato JPEG podendo reduzir o tempo de carregamento para metade, cuja melhoria será sentida mesmo por utilizadores usando hardwares menos modernos. Esta já é uma boa notícia para a maioria de utilizadores pois o JPEG é o formato de arquivo de imagem mais usado actualmente, isto até ser destronado pelo WebP (acredito que isto vai acontecer) novo formato de imagem disponibilizado pela Google.
Um novo utilizador não tem problema com drivers para a sua impressora ou scanner pois a identificação do hardware, busca automática e instalação  de drivers está cada vez melhor.

Para quem quiser experimentar o Fedora e não tem experiência com o Linux, o ideal seria começar com um Live CD do mesmo, que poderá ser usado sem nenhuma alteração no computador e caso queira instalar é só clicar no ícone instalar existente no desktop e a instalação é feita em cerca de 10 minutos. De seguida é só adicionar o repositório do RPM Fusion e os codecs são procurados e instalados assim que clicar num ficheiro de multimédia para reprodução caso o codec esteja em falta.

Configurar o Bios para dar boot a partir do  Live CD
Como instalar o Fedora a partir da ISO em DVD



publicado por terraterra às 19:38
link do post | comentar | favorito

2 comentários:
De Ayrton Gomesz a 18 de Dezembro de 2010 às 12:02
Eu também estava pensando em usar o Fedora, só que no último momento decidi avançar para o Red Hat, da qual Fedora é derivado !



De terraterra a 19 de Dezembro de 2010 às 17:57
É! Uma questão de opção. Gosto sempre que possível de usar as novidades tecnológicas e o Fedora é conhecido pela sua audácia em termos de novidades; poderá ter derivado do Red Hat Linux mas tem vindo a ser um tipo de laboratório para o Red Hat, segundo aqueles que também conhecem esse sistema. Por uma questão de falta de tempo até hoje só experimentei quatro distros: Fedora , Ubuntu, Sabayon e Mandriva. O importane é a gente encontrar uma distro que mais nos satisfaz!


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
CD de Instalação
Contactos para quem vive em Cabo Verde e quer um CD de instalação Fedora, Ubuntu ou Sabayon

Ilha de São Vicente:
Contactar com: João da Graça
Ou então o Telemóvel:
+(238) 9816737

Ilha de Santo Antão
Contactar com: Ricardino Évora
Ou então o Telemóvel:
+(238) 9830660
posts recentes

Google com tradução de co...

Nova versão do Virtualbox...

Ubuntu Font Family como p...

Open Library disponibiliz...

Google inaugura loja digi...

Chegou o Google Earth 6

Jolicloud

Me apaixonei por Fedora!

Google versus Facebook

Do Google Instant ao Inst...

arquivos

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

tags

todas as tags

Download OpenOffice
links
blogs SAPO