Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Onda Linux

Guardarei aqui as minhas experiências em Linux (coisas que funcionaram) como forma de ter um local aonde recorrer sempre que for necessário pois as vezes a memória nos atraiçoa. Aqui também serão divulgadas algumas notícias do mundo da Informática

Onda Linux

Guardarei aqui as minhas experiências em Linux (coisas que funcionaram) como forma de ter um local aonde recorrer sempre que for necessário pois as vezes a memória nos atraiçoa. Aqui também serão divulgadas algumas notícias do mundo da Informática

Algumas medidas básicas de segurança

terraterra, 29.08.10

 

A segurança é e vai continuar sendo a maior preocupação se quisermos ter os nossos dados preservados, evitando ou dificultando a invasão de terceiros. Não é fácil ter um sistema totalmente seguro (e quase que isso não existe) porque enquanto um grupo trabalha com o intuito de reforçar a segurança dos sistemas informáticos, existe um outro grupo aplicando a sua energia no estudo da forma de quebrar essa mesma segurança. Mas existem algumas regras básicas de segurança que se devem levar em conta para que ao menos estejamos seguros de ter tomado alguma providência nesse sentido. Mais vale sermos  paranoicos com a segurança do que termos de nos lamentar por negligenciar  uma determinada medida que poderia ser tomada.

Alguns aspectos que devemos ter em conta:

1
- Sistema Operativo sempre atualizado


2
- Navegadores atualizados


3
- Ter um bom antivírus instalado e sempre atualizado (isto para utilizadores do Windows). Ter cuidado com os antivírus grátis a não ser que seja um já sobejamente conhecido, pesquise as opiniões sobre o mesmo antes de instala-lo no teu sistema.


4
- Ter cuidado com os programas que instala no seu computador, no caso de ser utilizador Linux usar sempre que possível programas existentes nos repositórios do seu sistema.


5
- Ter o Firewall ligado


6
- Ter uma boa senha composta por letras minúsculas, maiúsculas, números e símbolos. Uma senha com pelo menos 8 dígitos, não obstante o ideal ser de 12 no mínimo (comprovada a segurança com senha de 12 dígitos que segundo estudos recentes levaria cerca de 17.134 anos para ser crackeado contra cerca de duas horas para crackear senhas até oito dígitos) pois já muitos serviços na Internet suportam esse número, o Gmail por exemplo suporta acima de 30 dígitos.


7
- Usar teclado virtual em computadores que não sejam nossos.


8
- Não clicar em links que venham em mensagens de desconhecidos ou em sites nos quais não confiamos (esta é a parte mais difícil, mas os navegadores como o Google Chrome e o Firefox apresentam um alerta quando tencionamos visitar um site cuja reputação seja duvidosa).



Bem, estas são a meu ver algumas medidas básicas de segurança que de certa forma poderão dificultar o trabalho de um mal intencionado.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.